Enquanto a maioria das pessoas prefere manter distância de locais abandonados ou que já foram cenários de tragédias, há alguns turistas que se interessam justamente em conhecer os castelos antigos, locais abandonados, cemitérios ou pontos de crimes famosos.
O turismo de terror é uma maneira bem diferente de conhecer lendas e histórias dos locais, muitas vezes com aspectos verídicos misturados com crenças e fantasias.
Separamos alguns dos pontos mais famosos para os apaixonados por sentir medo, confira!
SALEM | Massachusetts (EUA)
Uma cidade marcada por histórias sobre bruxaria, que atravessou os séculos como fonte de livros, filmes e peças sobre o julgamento e condenação das Bruxas de Salem. Hoje, os turistas podem visitar os museus, cemitérios, passeios noturnos e há até a representação dos julgamentos e condenação realizada por atores profissionais, que reforçam as lendas e histórias sobre a região.
CASTELO DE BRAN | Romênia
Acredite: o castelo do Drácula é real e você pode visitá-lo! A residência do Príncipe Vlad Tepes foi construída em 1212 e serviu de inspiração para o romance do escritor Bram Stoker séculos depois. Conhecido como ‘o empalador’, o monarca era famoso pela tortura com seus inimigos e táticas de guerra cruel, o que rendeu uma fama de local de ‘mal assombrado’ ao castelo e casou perfeitamente com a história gótica do vampiro imortal que faz sucesso até hoje.
HOTEL CECIL | Los Angeles (EUA)
A má fama desse hotel viralizou na internet, foi tema de uma série documental na Netflix e ainda serviu de inspiração para uma temporada da série American Horror Story. O hotel construído nos anos 20, ficou marcado por histórias de suicídios, assassinatos e até o misterioso desaparecimento envolvendo a estudante canadense, Elisa Lam. Apesar de intrigante, o Cecil foi reaberto em 2021 como local para moradia popular e não aceita mais visitantes que buscavam tirar fotos ou produzir vídeos no local.
TOUR DO JACK ESTRIPADOR | Londres (Inglaterra)
A história e mistério sobre o serial killer que assombrou Londres em
1888 ainda rende muitas teorias macabras. Há uma caminhada noturna de 2 horas que refaz alguns pontos famosos da época e conta como Jack agiu sem ser pego. Uma forma de conhecer a história da cidade de uma outra maneira, com mazelas sociais e crimes brutais que serviram de inspiração para muitos filmes, quadrinhos e livros sobre o tema.
PARANAPIACARA | São Paulo
O Brasil também está na rota dos sustos! O pequeno distrito de Santo André é marcado pela arquitetura inglesa e histórias de trens e locais assombrados, com passeios temáticos sobre o tema. Podcasts e revistas já exploraram algumas das lendas, reforçando o local como um ponto de turismo para os apaixonados sobre o sobrenatural.