10 dicas para evitar que sua mala seja furtada ou violada

O número de furtos de bagagens nos aeroportos do Brasil e em diversos países é cada vez mais frequente e é mais comum do que se imagina ter a mala extraviada ou a bagagem violada, além do furto de objetos de valor nas malas vindas do exterior. Em muitos casos, a bagagem é aberta cuidadosamente com uma caneta que os ladrões colocam entre os zíperes da mala, os itens mais valiosos são retirados e logo em seguida ela é fechada e colocada de volta na esteira. Este é o famoso golpe da cesárea. O viajante nem sequer percebe a violação e só sente a falta de alguns pertences ao chegar ao hotel ou em casa.

É preciso ter atenção redobrada com as malas, já que os ladrões costumam aproveitar os segundos de distração dos passageiros para atacar. Nos aeroportos mais movimentados do país, pessoas desatentas têm sido alvos de bandidos que atuam em silêncio e com rapidez. No aeroporto de Congonhas, por exemplo, com base em dados da Polícia Civil de São Paulo o número de furtos de bagagens aumentou 34% (de 35 para 47 casos) entre 2015 e 2016.

Arrumar as malas para uma viagem é uma tarefa que precisa ser feita com cuidado e principalmente se deve tomar precauções para proteger a mala com intuito de evitar que seus pertences sejam furtados e gastar um valioso tempo de suas férias para resolver o problema em questão.

Diante disto, preparamos abaixo uma lista com algumas dicas e cuidados a serem tomados, com intuito de ajudar você a viajar sem preocupações e stress, minimizando as chances de um problema como este acontecer durante a sua viagem.

  1. Tire uma foto da sua mala, mostrando seus pertences.

Esta é uma dica interessante para ajudar no momento de conferir se todos os seus pertences vieram da mesma maneira que você os colocou. Assim poderá reparar se alguém mexeu na sua mala ou se está faltando algo na mesma. Neste caso, isto poderá lhe ajudar a comprovar o valor da sua bagagem caso precise acionar o seguro e a companhia aérea.

  1. Objetos de alto valor devem ir com o passageiro na mala de mão.

É de extrema importância que itens de alto valor, tais como jóias, dinheiro, maquiagens, perfumes, câmera fotográfica, celular, notebook e outros gadjets sejam levados com o passageiro na mala de mão. Tudo que for de alto valor deve estar junto a você, exceto líquidos acima 100ml e objetos cortantes. Caso não seja possível levar alguns itens na mala de mão, sugerimos colocar no fundo da mala, já que os bandidos tendem a pegar o que está com fácil acesso, ou disfarce estes itens em outras embalagens não tão atrativas.

  1. Verifique se o destino da etiqueta esta correto

Durante o check-in, verifique se a sua mala foi etiquetada corretamente pelo atendente da companhia aérea para o seu destino final. Aconselhamos chegar com antecedência no aeroporto, pois quando o check-in é feito com muita rapidez, aumenta a chance de confusões. E não se esqueça de guardar bem o ticket de bagagem, ele será a garantia se algo acontecer com a sua mala.

  1. Personalize e Proteja a sua mala

Faça sua mala se destacar. Os bandidos costumam furtar malas comuns que se assemelham à de tantos outros passageiros, como as pretas de rodinhas, por chamarem menos atenção. Ter uma mala diferenciada facilita o reconhecimento e segurança da sua bagagem.

As capas para mala da Luggio são uma ótima opção para personalizar e proteger a sua mala, já que protegem os zíperes e bolsos e possuem elos para utilização de lacres e cadeados, além de facilitar ainda mais na identificação e reconhecimento da sua mala!

  1. Revise a sua mala assim que retirar da esteira:

Assim que desembarcar do avião vá para a esteira buscar a sua mala. Logo após pegar a sua mala é de extrema importância verificar se não houve a abertura da mesma, arrombamento dos zíperes ou até mesmo, em caso de malas com bolsos, verificar se nada foi colocado no local. Existem muitos casos de criminosos colocarem itens proibidos e ilícitos em malas alheias, tais como drogas, sem que a pessoa responsável pela mesma perceba. As empresas aéreas não aceitam reclamações após a saída da sala de desembarque. Lembre-se que você é o responsável pela sua mala!

  1. Identifique a sua mala

Identifique a sua mala com seu nome, endereço e telefone. Isto poderá auxiliar na localização, no caso de extravio.

Uma dica é utilizar os coloridos tags da Luggio para ajudar a identificar a sua bagagem.

  1. Opte por voos sem conexões

Se for possível, opte por voos diretos. Quanto maior o número de conexões, maiores são as chances da sua mala se perder pelo caminho.

  1. Declare à empresa aérea os itens contidos na sua mala

A Anac recomenda que se faça a declaração dos bens de valor contidos nas malas despachados para a companhia aérea no momento do check-in. O atendente deve ficar com uma cópia da lista e entregar outra assinada ao passageiro. Esta medida ajuda na indenização em caso de furto e extravio da mala.

  1. Evite excessos

Algumas companhias aéreas, principalmente em viagens para o exterior, liberam uma boa quantidade de malas por passageiros. Mas deve-se ter cautela, principalmente com a mala de mão, a qual recomendamos não levar mais de uma peça, já que andar com muitas bagagens requer um cuidado redobrado.

  1. Use cadeado e lacre para fechar a sua mala

Um cadeado reforçado e de códigos (3 a 4 dígitos) é altamente recomendado. Para quem tem viajem marcada para os Estados Unidos, ou mesmo, se tiver uma conexão neste país, recomendamos a utilização de cadeados aprovados pela TSA (Transportation Security Administration), que é o órgão de segurança dos aeroportos do EUA. Em caso de inspeção da mala, esses cadeados podem ser abertos por eles sem danos, o que não acontece com os outros cadeados comuns.

O que fazer em caso de furto, violação ou extravio da sua mala

Por lei a empresa aérea é responsável pela bagagem do momento em que ela é despachada até o recebimento da mesma pelo passageiro.

Caso sua bagagem seja danificada, extraviada ou algum pertence seja furtado, dirija-se até o balcão da companhia aérea ainda na sala de desembarque, preencha o RIB (Registro de Irregularidade da Bagagem) e registre a ocorrência na ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). As companhias aéreas não aceitam reclamações posteriores. De acordo com o escritório de advocacia Pazotto, Pisciotta e Belo o passageiro tem até 15 dias após a data do desembarque para formalizar a comunicação do extravio junto a cia aérea.  Caso a bagagem não seja localizada, a empresa deverá pagar indenização ao passageiro. Para isso, você precisará do seu ticket de bagagem, comprovando o despacho da sua mala.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *