Como emitir meu certificado de vacina? Para onde já podemos viajar?

Com o avanço da vacinação contra a Covid-19 no Brasil, muitos já começam a planejar (ou reagendar) os planos de viagens internacionais que ficaram estacionados durante a pandemia em 2020 e 2021. 

Para se planejar e retomar os sonhos de viagens, confira algumas as orientações importantes neste momento:

Como retirar meu certificado de vacinação?

Para quem já tomou as duas doses (ou dose única) dos imunizantes contra a Covid-19, é possível já baixar o certificado de vacinação pelo aplicativo Conect Sus, disponível para dispositivos iOS ou Android, gratuitamente.

Após fazer o login com os dados pessoais, acesse a aba ‘Vacinas’ e baixe o certificado, que já está disponível inclusive em outros idiomas. 


Não confunda esse documento com o Certificado Internacional de Vacinação, que é concedido pela Anvisa e é emitido para países que pedem a confirmação de determinadas vacinas, como a febre amarela. 

Além de ser exigido em alguns destinos internacionais, alguns centros comerciais e estabelecimentos dentro do Brasil  também vão começar a solicitar o certificado para liberar a entrada, portanto, mesmo que a viagem seja nacional, o comprovante pode ser solicitado durante os passeios ou dependendo da cidade escolhida. Na dúvida, é melhor manter o aplicativo no seu celular! 😉 

Quais países já aceitam os turistas brasileiros?

Por meses os turistas brasileiros tiveram uma série de restrições para visitar outros países por conta da situação da pandemia. 

Quase 18 meses depois, alguns destinos mais populares em cerca de 20 países começaram a abrir novas medidas para a entrada dos turistas brasileiros, mas é necessário ficar alerta, já que cada país tem seus critérios.

▶ Portugal: as viagens essenciais sempre foram permitidas, mas a partir de setembro de 2021, os viajantes brasileiros não precisam mais ficar em quarentena, contanto que apresentem teste negativo para a Covid-19. Não precisa estar com a vacinação completa. 

▶ Espanha: todos os imunizantes aprovados pela OMS (incluindo a Coronavac) são aceitos, sem necessidade de quarenta ou teste negativo de Covid-19. 

▶ Alemanha e França: turistas brasileiros que tomaram as duas doses da Pfizer, Moderna, AstraZeneca e Janssen podem entrar sem quarentena. Coronavac ainda não foi liberada. 

▶ Irlanda: além de estar imunizado com as duas doses de Pfizer, Moderna, AstraZeneca e Janssen, o turista também precisa apresentar um teste negativo de 72h antes da viagem. 

▶ Reino Unido: ainda estamos classificados como turistas da lista vermelha, sem entrada, mesmo com vacina ou teste negativo. 

▶ Itália: a entrada apenas para brasileiros com residência no país ou com objetivos educacionais, com veto aos turistas que  ficaram ou transitaram no Brasil nos últimos 14 dias. 

▶ Canadá: o país estará aberto para brasileiros vacinados com  AstraZeneca, Pfizer, Janssen e Moderna a partir de setembro. 

▶ México: aberto para turistas, sem comprovação de vacinas ou testes. 

▶ Estados Unidos: a vacinação não é critério para liberação do turista, sendo necessário uma estadia de mais de 14 dias em outro país (como o México), antes do embarque para os EUA, com teste PCR até 72h antes da viagem. 

▶ Argentina e Chile: os países da América do Sul seguem com restrições ao turismo brasileiro. 

⚠ Na Europa, não é garantido que um turista que está visitando a França, por exemplo, consiga entrar em outros países neste momento, portanto, faça seu planejamento de viagem considerando esse imprevisto. 

Os turistas brasileiros movimentam a economia de muitos países, portanto, é questão de tempo e adequação até que mais países liberem novas regras para visitação, por isso, a dica é manter-se atualizado nas notícias e novidades. 

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil mantém uma lista atualizada com as restrições de viagens para brasileiros no exterior e orienta sempre se atualizar pelos consulados e comunicados oficiais, já que há muita desinformação sobre o tema nas redes sociais. 

Prevenção segue em alta!

Mesmo quem já está vacinado precisa seguir com os cuidados preventivos quando sair de casa e nós temos acessórios para facilitar esse momento, com mais proteção e estilo! 

➡ Se for viajar, vá com segurança e praticidade! O Kit Protect acompanha todas as suas viagens. Disponível em dois tamanhos (adulto e infantil), a necessaire de plástico transparente ajuda na organização da viagem e é perfeita para levar o álcool em gel e suas máscaras Luggio.

➡ As Capas para Malas são a companhia ideal, pois protegem e identificam a sua bagagem nas viagens de forma original. Para você sempre viajar com segurança e tranquilidade por onde quiser.

➡ Acesse www.luggio.com.br  e compre agora!
🚚 Entrega para todo o Brasil.
📳 Dúvida? Fale com a gente pelo WhatsApp.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *