Conheça o lindo vilarejo de Bagno Vignoni

Bagno Vignoni é absolutamente um dos vilarejos mais famosos do Val d’Orcia, cujas origens são antigas. Faz parte da cidade de San Quirico d’Orcia, na província de Siena, na Toscana, no coração do parque artístico, natural e cultural Val d’Orcia, que é apreciado em toda parte por sua beleza e particularidade. Fica a 303 metros acima do nível do mar.

O que faz com que este pequeno vilarejo seja tão conhecido é a presença de um grande tanque onde existe uma fonte de água termal natural de origem vulcânica. O local é bastante pitoresco, pois todo o vilarejo se desenvolveu em torno desta fonte termal, que tem  uma forma retangular, chamado de “Piazza delle Fonti“.

Graças as suas águas termais, Bagno Vignoni foi muito apreciada e frequentada desde os antigos etruscos e romanos, que deixaram numerosos testemunhos e achados arqueológicos.

O centro da vila é o lar da Piazza delle Sorgenti, onde mais de dois mil anos jorra de uma profundidade de 1000m, água termal a uma temperatura de cerca de 49 ° C. Já na fonte,  a temperatura  é de 51/52 ° C. Esta água termal é classificada como bicarbonato-solfato-alcalino terroso, hipertermal.

A profundidade da água traz muitas propriedades curativas: a abundância de sal, cálcio, carbonatos de ferro, sulfatos, sódio e magnésio tem efeitos benéficos sobre os ossos, as articulações, o sistema circulatório e à pele. Por isso, são usadas principalmente para banhos termais e tratamentos com lama-termal  , como  também , para inalações.

Existe uma piscina natural aberta ao público, mas se você quiser fazer um banho termal em piscinas mais confortáveis, há várias opções em hotéis que fazem o banho.

A característica de Bagno Vignoni, além das águas termais, é sua estrutura que, apesar dos numerosos incidentes de guerra, devastação e incêndios que envolveram o Val d’Orcia na Idade Média, esta se manteve praticamente inalterada ao longo do tempo.

Ao redor e perto da piscina existem bons restaurantes  e boa infraestrutura de turismo.

Próximo ao estacionamento fica o Parco dei Mulini ou parque dos moinhos. Os restos arqueológicos, como ficam a céu aberto, são possíveis de visitação.  Ainda existem restos de moinhos medievais e você pode observar o caminho construído desde a idade média para a passagem da água termal .

Este passeio você pode aproveitar as belas paisagens da região, os banhos termais e saborear excelente comida em premiados restaurantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *