Viagens seguras para o fim do ano: como se proteger?

Mais um ano que passou extremamente rápido e, dezembro, para muita gente, é sinônimo de férias. Viajar no fim de ano é ter a chance não só de conhecer novos lugares, mas de explorar cantinhos do Brasil e do mundo que ganham outros significados nessa época. 

Caso você esteja pensando em fazer a tão aguardada viagem de férias, mas está com receio sobre ser seguro ou não ter este momento de lazer devido à pandemia, é preciso se atentar quanto a alguns pontos. Antes, aconselhamos que você complemente este artigo com as dicas e recomendações das autoridades e governos locais, como Ministério da Saúde, bem como as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), uma fonte reconhecida e confiável de notícias e informações a nível global.

Agora vamos lá! Como se proteger melhor para as viagens de fim de ano, seja de ônibus ou avião? Primeiro, se você puder realizar a viagem de carro, caso seu destino seja perto, faça isso! Nada mais seguro diante do atual cenário, né? Mas, caso você vá viajar para fora do país (arrasou, hein?) ou outro Estado, siga as dicas abaixo:

  • Use máscara em locais públicos;
  • Lave as mãos com sabão e água e use álcool em gel 70% quando não há água corrente nem sabão;
  • Evite tocar olhos, nariz e boca;
  • Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir;
  • Evite aglomerações;
  • Mantenha os ambientes bem ventilados;
  • Não compartilhe objetos pessoais.

O Ministério da Saúde recomenda que, se você estiver com sintomas compatíveis com a COVID-19, tais como febre, tosse, dor de garganta e/ou coriza, com ou sem falta de ar, deve evitar o contato físico com outras pessoas e buscar imediatamente atendimento nos serviços de saúde.

A mesma recomendação vale para quem esteve recentemente em viagens nacionais ou internacionais: reforçar os hábitos de higiene e proteção e, caso apresente sintomas de gripe, buscar atendimento.

Viagem de Carro

Conforme mencionado anteriormente, a melhor alternativa de viagem para aqueles que não abrem mão deste momento de lazer, é a viagem de carro, para tentar assegurar o mínimo de segurança possível neste período.

Evitar o contato com estranhos também é bastante importante, por isso, além de prosseguir viagem em um veículo particular e com pessoas próximas, evite fazer várias e longas paradas em locais com grande fluxo de movimento.

Viagem de Ônibus

Neste caso, você deve usar máscaras desde o embarque e durante toda a viagem. Cada passageiro deve ter também o seu álcool em gel para higienização das mãos, embora o produto esteja disponível nos veículos e nos guichês de atendimento das rodoviárias.

Os cuidados devem ser redobrados após as paradas e a utilização de banheiros. As companhias pedem também aos clientes que deixem de viajar caso estejam tossindo, com febre ou qualquer outro dos sintomas associados à covid-19.

Viagem de Avião

Segundo a ANAC — Agência Nacional de Aviação Civil, o uso de máscara em toda a viagem é obrigatório.

Acessório essencial para a proteção contra o vírus, a máscara deve ser usada também em aeroportos e aeronaves. A utilização do item é uma garantia para a proteção do passageiro e dos demais viajantes, das pessoas que trabalham nos aeroportos e dos tripulantes. Todos devem usar máscaras e já chegar no aeroporto com a proteção, que pode ser de pano. Veja aqui mais informações sobre a máscara publicadas pela Anvisa.

Check-in pela internet

A recomendação às empresas aéreas é para que garantam o distanciamento social mínimo de segurança de até 2 metros entre passageiros que precisam de atendimento no check-in de embarque no aeroporto. Mas a melhor recomendação para reduzir a exposição ao risco é a realização antecipada do check-in, pela internet.

Álcool em gel

O álcool em gel é um dos produtos recomendados para a manutenção da higiene pessoal e proteção contra o contágio por coronavírus. O produto pode e deve ser utilizado durante as viagens aéreas. Mas é preciso estar atento às regras para transportar: na bagagem de mão é limitado a não mais do que 500 ml e com o fechamento em perfeito estado para prevenir a liberação do conteúdo. No caso de voos internacionais, os frascos de álcool em gel devem ser de plástico transparente e com capacidade máxima de 100ml.

Depois de saber tudo sobre como se proteger na viagem de fim de ano, você quer saber como conseguir uma máscara com tecido antiviral? Fácil, aqui mesmo! Temos lançamentos para sempre que precisar sair de casa:

máscara com porta-máscara de tecido antiviral;

propé com porta-máscara de tecido antiviral;

kits, para facilitar a organização.


A Luggio deseja a todos um Feliz Natal, um próspero Ano Novo e deliciosas e cuidadosas viagens!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *