A pandemia pegou o mundo de surpresa. E, desde que o novo coronavírus fez check-in no Brasil, viajar na quarentena exige novos cuidados.
Viajar e colecionar experiências é um dos maiores prazeres de centenas de milhares de pessoas. Mas, desde que o coronavírus decidiu iniciar sua volta ao mundo, essa alegria teve de ser adiada e temporariamente substituída pelo home office, muito delivery e serviços de streaming.
Diante desse cenário global, o setor de Turismo foi um dos mais afetados. Sabendo disso, Agências Nacionais como a ANAC e a ANTT publicaram suas medidas de segurança em resposta ao avanço do vírus, para quem precisa viajar.
Viajar na quarentena: recomendações do governo em relação a Covid-19.
Confira medidas gerais de prevenção contra o coronavírus destacadas pelo Ministério da Saúde e a Anvisa:
- Avalie a necessidade real da viagem e remarque, se possível. Se for inevitável, previna-se e siga as orientações das autoridades de saúde locais;
- Use máscara em locais públicos;
- Lave as mãos com sabão e água e use álcool em gel quando não há água corrente, nem sabão;
- Evite tocar olhos, nariz e boca;
- Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir;
- Evite aglomerações;
- Mantenha os ambientes bem ventilados;
- Não compartilhe objetos pessoais.
Viajar na quarentena: Recomendações da ANAC para as viagens aéreas:
A ANAC e o Governo Federal publicaram medidas que visam garantir e resguardar os direitos dos passageiros. Entre as principais estão:
- Caso queira adiar sua viagem, você fica isento de cobrança de multa contratual, desde que aceite um crédito para a compra de uma nova passagem.
- Se optar por cancelar o voo, e decidir pelo seu reembolso, você está sujeito às regras contratuais da tarifa adquirida. O prazo para o reembolso é de 12 meses.
- Se desistir da passagem aérea em até 24 horas contadas do recebimento do seu comprovante, você terá direito ao reembolso no prazo de 7 dias. A regra se aplica às compras realizadas com antecedência mínima de 7 dias do embarque.
- Você deverá ser comunicado pela empresa aérea sobre eventual alteração programada do voo com antecedência mínima de 24 horas.
- Nos casos de alteração programada, atraso, cancelamento ou interrupção do voo, fica assegurada sua reacomodação em voo de terceiro quando não houver disponibilidade de voo da própria empresa.
- A assistência material fica assegurada em território nacional, exceto nos casos de fechamento de fronteiras e de aeroportos por determinação de autoridades.
Viajar na quarentena: voltar para o Brasil.
Agora, se você está em território estrangeiro e pretende voltar ao Brasil, a Agência Nacional de Aviação Civil também orienta que procure o posto consular brasileiro no país em que se encontra para consultar as medidas de restrição dos países, pois alguns estão com as fronteiras fechadas para estrangeiros. Veja aqui a rede consular brasileira, caso precise entrar em contato.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aconselha isolamento de no mínimo sete dias para todos os passageiros que estejam chegando de destinos internacionais e quarentena (14 dias) para passageiros que estejam apresentando sintomas.
Viajar na quarentena: recomendações da ANTT para viagens rodoviárias e ferroviárias
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) também definiu algumas medidas sanitárias a serem adotadas nos serviços de transporte rodoviário interestadual de passageiros e no ferroviário.
Entre outras medidas, as empresas que operam os serviços têm de adotar a limpeza e desinfecção dos veículos por meio de métodos que impeçam a proliferação de microrganismos nocivos à saúde, como vírus, fungos e bactérias. As empresas também devem adotar estratégias para minimizar o contato entre os passageiros no veículo. No caso de veículos não climatizados, a ANTT recomenda que as janelas permaneçam abertas durante a viagem.
Confira aqui a resolução completa.
No mais, se precisar viajar, já sabe: respeito, empatia, álcool em gel e o uso de máscaras é obrigatório, seja de ônibus ou avião.
Para te ajudar nesse novo normal, temos lançamentos para sempre que precisar sair de casa:
✔ máscara com tecido antiviral;
✔ propé com tecido antiviral;
✔ kits, para facilitar a organização.